Em 2020, o B&B Hotels deu passos importantes para sua consolidação no mercado brasileiro. Um bom exemplo é a abertura de sua primeira unidade na capital paulista, praça de grande relevância para o corporativo. Atualmente com cinco propriedades operando, a rede francesa não se deixou abalar pela crise e segue apostando alto em seu modelo de negócios como fator de redução de riscos.

Com uma proposta que envolve investidores parceiros e contratos de locação, o B&B acredita que, com o aumento pelo interesse no mercado imobiliário, o modelo tem tudo para alçar novos voos em 2021. “Muitos investidores apanharam com o risco hoteleiro. Existe muito dinheiro no mercado e a liquidez é forte. Dá pra ver no mercado imobiliário uma fome de investimentos alternativos. Quando a economia começar a reagir, nossa proposta tem muito potencial e conseguiremos superar nossas metas”, avalia Olivier Coustet, CEO da empresa.

Sem citar números, o executivo afirma que 2020 foi ruim globalmente para a rede, mas garante que mesmo com os prejuízos a marca conseguiu a consolidação desejada para o período. “Preservamos a substância do grupo, com equipes mantidas e pagamento de aluguel aos proprietários. Tivemos conversas sobre o impacto da pandemia e muitos exercícios de renegociação, mas todos entenderam e vamos seguir com nosso modelo, deixando todos em situação de equilíbrio. Ninguém vai ganhar muito dinheiro, mas consolidamos nossa posição”.

Coustet ainda destaca algumas lições absorvidas durante a crise. Para o CEO, a pandemia expôs a importância de se precaver em situações de ruptura e possíveis impactos no mercado. “Teremos que ajustar contratos, uma vez que toda a indústria fechou. Vamos introduzir cláusulas para prever situações graves como esta, que impacta investidores e operações”.

B&B Hotels - planos para retomada - olivier

Coustet: B&B vai seguir expansão com cautela

B&B Hotels: verão e 2021

Principal praça da rede no Brasil, o Rio de Janeiro possui hoje dois hotéis B&B, com previsão de inauguração de um terceiro, em março de 2021. Em 26 de dezembro, a unidade Copacabana Posto 5 retoma suas atividades, bem a tempo da alta temporada. Mesmo sem as tradicionais festas de Réveillon da capital fluminense, a rede já beira os 100% de ocupação para o período. “Estamos vendo um pick up forte, uma fome de Rio. Entretanto, somos prudentes e sabemos que qualquer decisão por parte da prefeitura pode afetar esse mercado”, pondera o CEO.

Em São Paulo, as demandas aguardadas para as semanas antes do Natal já vem sofrendo com cancelamentos. “Existe uma preocupação e medo em algumas capitais. Tivemos cancelamentos, pois há incertezas se as lojas estarão abertas ou fechadas”.

Sobre o futuro, Coustet prefere não apostar em cenários, mas afirma que adaptações estratégicas precisarão ser feitas, com revisões mês a mês. “Precisaremos ser flexíveis e rever posturas de mercado. Não estamos protegidos de nenhuma surpresa. Talvez no terceiro trimestre veremos o retorno dos eventos e viagens corporativas. Nosso horizonte é esse”.

Expansão do portfólio

O B&B, assim como outras redes, correu o risco de realizar inaugurações durante a pandemia. Apesar de todos os empecilhos, Coustet explica que São Paulo era um mercado importante e, mesmo com a crise, a abertura foi feita de forma equilibrada. “Abrir na pandemia foi arriscado, mas estrategicamente era importante estarmos presentes em São Paulo. Foi uma infelicidade, mas conseguimos amenizar a situação com boas negociações por parte dos investidores”.

Com foco no Sudeste e Paraná, o CEO explica que os planos de desenvolvimento são da ordem de três hotéis por ano. Segundo ele, as metas não foram afetadas pela crise, mas que a rede trabalhará com cautela. “Continuaremos com o orçamento do ano que vem, porém com atenção, visto que a Europa hoje vive uma segunda onda. Colocar milhões de euros à mesa em curto prazo é limitador, mas assim que sairmos dessa situação global, vejo muitas oportunidades”.

No Brasil, com o alcance da marca de 30 hotéis no Sudeste, a rede se voltará para capitais em outras regiões.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/B&B Hotels