Apaixonado por tecnologia e pessoas, André Noer busca enaltecer a importância dos colaboradores quando se trata de transformação digital. Head de Hospitality da Zoox, o profissional com mais de 20 anos de experiência nos segmentos de software, varejo e hoteleiro vê um futuro estimulado pela capacitação de funcionários aliados às novas ferramentas que chegam ao mercado.

“A tecnologia precisa ser entendida como aliada no segmento hoteleiro. A atual pandemia provou que precisamos inovar nossos processos. Os profissionais que trabalham nos hotéis terão que se adaptar ao novo turista que está muito mais conectado, enxergando valor no autoatendimento e principalmente desejando a personalização dos serviços ofertados”, comenta.

O gaúcho de 42 anos é a principal ponte entre a hotelaria e a empresa, que nos últimos meses lançou produtos que atendem às novas demandas de mercado, como a plataforma de autoatendimento. Outra novidade é o Zoox Academy, com viés educacional para fornecimento de conteúdos voltados aos profissionais do setor. “Aqui na Zoox valorizamos pessoas. Não seria compatível com nossa maneira de pensar apenas criar tecnologias para substituir profissionais por máquinas e sim colocar essas pessoas para atuar onde são protagonistas, que é na relação humana”, ressalta.

Formado em Turismo & Hotelaria, com MBA em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas), André Noer atuou em grandes nomes da tecnologia como TOTVS CMNET, com soluções de gestão hoteleira. “Estive à frente de uma equipe de quase 130 colaboradores e hoje faço parte deste time incrível da Zoox. Também sou um entusiasta na cultura de Customer Success, tema que escrevi alguns artigos e inclusive participei como painelista do primeiro Meetup de Customer Success em SP, onde pude compartilhar um pouco da minha experiência em grandes empresas”.

Marido da Sellen e pai da Ana Carolina, o profissional residente de Florianópolis aproveita seu tempo livre para curtir a família e a cidade. Sempre viajando a trabalho, ele afirma que tem enfrentado o atual momento com resiliência. “Estou valorizando todos os dias que posso trabalhar próximo das minhas meninas”.

andré noer - tres perguntas para - interna

Noer: pandemia provou que precisamos inovar processos

Três perguntas para: André Noer

Hotelier News: O setor de tecnologia vem assumindo a frente de prioridades na retomada. Nos últimos meses, a Zoox anunciou novos produtos para a hotelaria visando atender às novas necessidades. O que mais o mercado pode esperar da empresa a curto prazo?

André Noer: Sim, estamos lançando muitos produtos para o segmento hoteleiro, justamente por entender que é fundamental inovar os processos operacionais e como os hotéis se relacionam com seus hóspedes. A Zoox, hoje, é protagonista quando falamos em entendimento comportamental de pessoas em ambientes físicos. Nosso ecossistema de dados está auxiliando nossos clientes a entender cada vez mais quem são e quais as preferências de seus consumidores possibilitando experiências memoráveis. O foco agora é evoluir a cada dia mais nossos softwares e sensores para que possamos potencializar a geração de valor para todos os usuários das nossas tecnologias. Lutamos contra a fricção nos processos e estamos obstinados a prover e estruturar o completo conhecimento das pessoas para que elas não tenham atrito em nenhum processo transacional como conectividade, check in, check out, entretenimento, comunicação e solicitações diversas.

HN: Recentemente, a Zoox fechou contrato com a Choice Hotels. Como estão os planos de expansão da empresa? Quais os próximos passos?

AN: Fechamos com a Choice Hotels e foi uma vitória importante que fortaleceu ainda mais nossa presença internacional. Hoje, a Zoox está presente em mais de 9 mil locais e em 16 países, levando tecnologia brasileira para o mundo. Nosso crescimento exponencial está despertando interesses de grandes empresas que dificilmente teríamos acesso há pouco tempo atrás. O nosso CEO, Rafael Albuquerque, está montando todo o time e estrutura nos continentes para que a presença da Zoox aumente ainda mais. A nossa última rodada de investimentos foi focada na internacionalização e expansão da marca globalmente, com o contrato da Choice e mais uma série de importantes negócios que estamos fechando, não temos dúvidas que muito em breve a Zoox estará figurando nas principais empresas de tecnologia mundial.

HN: Como líder de Hospitalidade, como você enxerga o futuro da tecnologia dentro dos hotéis? Além do que já foi feito, quais as principais tendências para o setor?

AN: A tecnologia precisa ser entendida como aliada no segmento hoteleiro. A atual pandemia provou que precisamos inovar nossos processos. Os profissionais que trabalham nos hotéis terão que se adaptar ao novo turista que está muito mais conectado, enxergando valor no autoatendimento e principalmente desejando a personalização dos serviços ofertados. Vislumbrando essa necessidade do mercado, nós criamos o Zoox Academy que é a plataforma educacional que irá fornecer conteúdo atualizado para esses profissionais. Junto com a Mapie, que é referência em consultoria e processos no segmento hoteleiro, criamos a primeira certificação que é o Hospitality 4.0 by Mapie, onde apresentamos de forma clara e prática tudo o que a operação hoteleira precisa saber para melhor atender e trazer o antigo “olho no olho”. Aqui na Zoox valorizamos pessoas. Não seria compatível com nossa maneira de pensar apenas criar tecnologias para substituir profissionais por máquinas e sim colocar essas pessoas para atuar onde são protagonistas, que é na relação humana. Na minha visão, a tendência é evoluirmos junto com o segmento hoteleiro apoiando em todas as ações que façam com que os hóspedes se sintam seguros e bem atendidos nas suas necessidades. Poderia enumerar aqui dezenas de iniciativas tecnológicas e operacionais para que isso se torne unanimidade na hotelaria, mas creio que o principal seja estarmos próximos do setor e ajudando em tudo que for preciso para que possamos enfrentar esse momento tão complexo. A Zoox desde o início da pandemia se posicionou dessa maneira e focamos todos nossos recursos para isso. Não iremos deixar de atuar nesse sentido.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Zoox