De Florianópolis, Santa Catarina

 encathoVailatti: esforço da ABIH pela realização do encontro

Com atividades abertas há pouco, começou oficialmente a 31ª edição da Encatho & Exprotel. Assim como em edições anteriores, o evento acontece no CentroSul, em Florianópolis, e recebe representantes da hotelaria dos quatro cantos de Santa Catarina. Pelos próximos dois dias, a conferência aborda os temas Pessoas e Tecnologia em palestras e painéis distribuídos por uma programação com mais de 20 horas de atividades e cerca de 60 especialistas convidados.

Paralelamente às palestras, acontece uma feira de fornecedores com 83 estandes de prestadores de serviço alinhados às necessidades do mercado de hotéis. Responsável pela organização da convenção, a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) estadual espera cerca de 4 mil pessoas ao longo dos três dias.

Osmar José Vailatti, presidente da associação hoteleira, utilizou seu discurso de abertura para frisar a importância da repetição do evento em mais um ano. Segundo o dirigente, a continuidade é fundamental para o fortalecimento do segmento no estado e um ponto fixado para reflexão dos rumos da atividade. "É uma parada para refletir e fazer a nós mesmos alguns questionamentos. Estamos no caminho certo? Em qual direção o cliente espera que caminhemos?", pontua.

Para o executivo, raciocinar as questões mais íntimas do setor é o caminho para evoluir e por isso o encontro é cada ano mais importante. 

Vailatti comenta que os temas da vez foram escolhidos por abarcar o que há de mais urgente em necessidades do segmento. "Escolhemos os assuntos pessoas e tecnologia para ocasionar um choque de realidade em trabalhadores e empresários. Existem questões que surgem desses dois fatores e que são vitais para a sobrevivência desse mercado", diz.

Querendo exemplificar as urgências citadas, o presidente citou algumas das temáticas que serão mote de palestra. "Manutenção, tecnologia, capacitação, economia criativa, comunicação, sucessão familiar, fomentos governamentais e aspectos humanos são alguns exemplos do que vamos discutir", antecipa. 

Presenças no Encatho

Na cerimônia de abertura, participaram ainda representantes de associações hoteleiras e secretários de governo regional. Na chamada mesa de honra, ocupando o palco do evento estiveram Manoel Cardoso Linhares, presidente nacional da ABIH; Valdir Walendowsky, presidente da Santur; Eduardo Lopes, secretário adjunto para atividades turísticas na capital catarinense;Vinícius de Lucca Filho, secretário de Turismo em Florianópolis; Alexandre Sampaio, presidente do FBHA, e Soraya Toneli, coordenadora do Sebrae-SC.

As presenças em questão foram lembradas pelo presidente da associação catarinense que ainda salientou a colaboração da equipe regional. "Este time da ABIH, assim como os ex-presidentes, está empenhado em fortalecer esse mercado e qualificar profissionais", afirma.

Amanhã (25), no primeiro dia de palestras, as atividades começam às 9h. O cronograma segue até o começo da noite. 

Na galeria abaixo, algumas imagens na abertura da feira.

(*) Crédito das fotos: Lucas Kina/Hotelier News