Vista aérea das piscinas naturais do litoral de Maragogi, em Alagoas
(foto: divulgação / Grand Oca Maragogi) 

Com o propósito de mapear as necessidades das empresas que estão em Alagoas, sejam elas da área de indústria, comércio ou serviços, Jeanine Pires, secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo e José Carlos Lyra, presidente da Fiea (Federação das Indústrias do Estado de Alagoas), reuniram-se na última semana para tratar sobre eixos prioritários entre o poder público e privado.

A modernização do Prodesin (Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas), o fortalecimento da rede de distribuição de energia, logística para o escoamento da produção e alternativas para atrair novos empreendimentos foram alguns dos temas da reunião.

“É um entendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do governador Renan Filho que precisamos estabelecer uma parceria contínua com os empresários locais. Criar um ambiente favorável para a chegada de novos empreendimentos e estimular aqueles já existentes são ações capazes de mudar os principais indicadores do Estado”, avalia a secretária Jeanine Pires.

O presidente da Fiea expôs alguns empecilhos e oportunidades para o setor industrial local, ressaltando a importância de estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas em Alagoas, qualificar a mão-de-obra e solucionar problemas estruturais que impedem o crescimento de determinados negócios, o que impacta diretamente na receita do estado.

A secretária ainda apresentou na reunião uma proposta para a realização de encontros de trabalho com o setor produtivo, para entender as demandas dos principais atores dos diversos segmentos.

Os workshops, previstos para acontecerem no mês de abril, seriam divididos nas áreas de indústria, comércio e turismo, com o propósito de identificar os diferenciais competitivos, desafios a serem vencidos a partir das dificuldades percebidas, soluções para esses desafios e sugestões de inovação.

Serviço
www.sedetur.al.gov.br