São Paulo volta a reunir os principais nomes do turismo latino-americano em um momento de transformação do setor, marcado por inovação e novas demandas. É nesse cenário que começa mais uma edição da WTM-LA, reforçando seu papel como ponto de encontro de negócios e tendências. O evento, cuja programação segue até o dia 16, acontece no Expo Center Norte, sob o lema Regenerar. Restaurar. Reconectar., reforçando a proposta de um turismo mais sustentável, resiliente e conectado às novas demandas do mercado.
A cerimônia de abertura foi conduzida por Bianca Pizzolito, líder da WTM-LA, que destacou o caráter dinâmico do evento ao longo dos anos. “Nunca fomos um evento estático. Sempre evoluímos. A cada edição, entendemos as responsabilidades e dores do setor de turismo, e é a partir disso que surgem as mudanças”, afirmou.

A executiva também ressaltou o crescimento consistente da feira ano após ano, tanto em volume, quanto na qualidade das discussões e nas oportunidades de conexão entre os participantes. “É um lugar onde as pessoas chegam e veem oportunidades, diversidade e negócio. E é justamente esse tipo de ambiente que queremos criar aqui”, pontuou. Um dos destaques na edição de 2026 é a maior participação do setor hoteleiro, com empreendimentos e entidades marcando presença.
Bianca agradeceu ainda a presença de expositores, agentes de viagens e representantes do setor vindos de diversos países, reforçando o caráter internacional do encontro. “Espero que possamos todos participar do evento com muito interesse e disposição”, concluiu.
Perspectivas
Na sequência, Cláudio Della Nina, managing director da RX Global para a América Latina, destacou a relevância da WTM-LA para o fortalecimento da indústria de eventos e turismo na região. Segundo ele, a feira se consolida como um espaço estratégico para a geração de negócios e o debate sobre os novos rumos do setor.
O executivo enfatizou o potencial do evento e sua capacidade de reunir players relevantes para discutir tendências e desafios. “Com essas conexões, moldamos o futuro de diversos mercados, e isso é extremamente positivo”, disse.
Por fim, Jonathan Heastie, diretor de Portfólio da RX para o Reino Unido, afirmou ser um prazer retornar ao Brasil para mais uma edição da WTM-LA. “Posso dizer que a América Latina é não só um grande mercado, mas uma mostra de como o turismo vem sendo remodelado, com grandes investimentos em tecnologia, IA (Inteligência Artificial), entre outras iniciativas”, destacou.
“A WTM-LA é um lugar onde a indústria se reúne para decidir os próximos passos e transformar oportunidades em realidade. O futuro das viagens é aquele que construímos juntos”, acrescentou.
A abertura também contou com a presença de autoridades e lideranças do setor, como Gustavo Feliciano, ministro do Turismo; Ana Biselli, secretária de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; e Gustavo Lopes de Souza, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, entre outros representantes institucionais.
Com uma programação voltada à troca de conhecimento, geração de negócios e reflexão sobre os rumos da indústria, a WTM-LA reforça seu papel como um dos principais encontros do turismo na América Latina. Ao reunir diferentes elos da cadeia em um mesmo espaço, o evento evidencia não apenas os desafios do setor, mas também as oportunidades que surgem a partir da colaboração e da inovação.
(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News















