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Atlantica Hotels cria selo de protocolos de limpeza

Por Redação 8 de junho de 2020

atlantica hotels- protocoloRede criou o Manuel de Diretrizes Operacionais em parceria com a Bureau Veritas

Indo na mesma direção de outras redes como Accor, Marriott e Hilton, a Atlantica Hotels reforçou seus protocolos de limpeza, criado antes do início da pandemia. Com base nas diretrizes hoteleiras, a marca desenvolveu um selo próprio de higienização com o aval de um infectologista.

A rede lançou o Manual de Diretrizes Operacionais e o selo AS&CP (Atlantica Safe & Clean Protocol), com o objetivo de garantir a segurança de colaboradores e hóspedes no momento de retomada do mercado em seus 83 hotéis que permanecem abertos no país. A expectativa é ter 90% de suas unidades em funcionamento até julho. 
 
“Em no máximo dois meses, devemos viver a reabertura da economia no Brasil, com a retomada da Hotelaria, que será caracterizada por um retorno lento da demanda, principalmente devido ao receio e ao medo em decorrência da falta de vacina ou de qualquer outro tratamento efetivo de combate à Covid-19. De qualquer forma, estamos preparados para dar uma resposta à altura das preocupações dos nossos clientes com relação aos processos de higienização na hospedagem e controle da pandemia na operação”, afirma Guilherme Martini, vice-presidente de Operações da Atlantica Hotels.

O resultado da aplicação correta dos padrões do Manual de Diretrizes nos hotéis auditados internamente pela equipe de Operações e por auditores do Bureau Veritas, será o recebimento do selo (AS&CP), em reconhecimento aos esforços da unidade para manter altos níveis de limpeza e prevenção ao contágio do coronavírus.A certificação cobrirá todas as dependências do hotel, desde quartos até restaurantes, otimizando os protocolos de higiene, desinfecção de instalações e de outros processos fundamentais na operação.

Para a garantia da aplicação das ações previstas no manual, a Atlantica firmou parceria com o a empresa de higienização, que auditará as inspeções rotineiras nas unidades da rede sobre os principais pontos da segurança. “Num universo de 5 mil funcionários, trabalhamos com um número de contaminados até o momento de 11 colaboradores, todos devidamente mapeados durante os primeiros sintomas da doença e com rápida recuperação, o que revela um sucesso em nossa maneira de operar. Mas, nos mantemos em alerta para erradicarmos qualquer possibilidade de contágio daqui pra frente”, declara Mark Campbell, diretor sênior de Operações.

Atlantica Hotels: manual

O manual da Atlantica é composto por medidas baseadas nos pilares mais importantes da operação hoteleira: reservas, recepção, governança, manutenção, A&B, áreas comuns, segurança, comunicação, pessoas, serviços, hóspedes e outras áreas. Os novos padrões rigorosos incluirão um programa de limpeza reforçado, incluindo, entre os principais procedimentos:

  •  Reservas: incentivo aos pagamentos por aproximação; confirmação das limitações operacionais do prédio no ato da reserva e pré-check-in;
  • Recepção: desinfecção de malas; teste de temperatura para hóspedes; instalação de escudos de proteção no balcão da recepção; oferecimento de itens de proteção aos hóspedes; entrega de chaves higienizadas; incentivo de comunicação via whatsapp para relacionamento com o hóspede;
  • Governança: uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs pelos funcionários responsáveis pelos procedimentos de limpeza e desinfecção; intervalo de 24 horas entre check-out e acesso para limpeza e desinfecção do quarto; todos os enxovais do apartamento serão destinados à lavagem após check-out; kits de hospedagens estarão ensacados; limpeza de áreas comuns feitas de 2 em 2 horas ou sempre que houver grande fluxo de pessoas;
  • Manutenção: EPIs para a equipe de manutenção; renovação de ar aberta com a máxima capacidade;
  • A&B: fechamento de restaurante para acesso do público externo; controle de acesso e readequação de espaçamento de mobiliário do restaurante; estímulo ao acesso ao cardápio de forma eletrônica (QR Code ou whatsapp); talheres embalados, louças e utensílios colocados à mesa somente na hora de servir; reforço às boas práticas de higiene e segurança alimentar;
  • Áreas Comuns: academias e piscinas com uso com capacidade reduzida; demarcação de distância segura de pelo menos 1,5 metro em todos os espaços de área comum compartilhada;
  • Eventos: salas de reunião e eventos com capacidade limitada (respeitando distanciamento o mínimo)
  • Segurança: aplicação do protocolo para tratamento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19;
  • Comunicação: sinalização educacional em todo o hotel para hóspedes com as recomendações de prevenção;
  • Pessoas: implantação de sistema alternativo para marcação de ponto dos funcionários do hotel; reforço na higienização de área dos colaboradores; triagem na chegada dos colaboradores;
  • Hóspedes: verificação diária da condição de saúde;
  • Outras áreas: cuidados de limpeza e desinfecção de mercadorias no ato do recebimento; tratamento correto de resíduos e materiais recicláveis.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Atlantica Hotels